Fone

11 971638775

E-mail

contato@professoraericaespessotte.com.br

Você presta atenção na maneira como se comunica?

A comunicação é uma das competências que traz maior conflito dentro das organizações. Infelizmente as pessoas não tomam muito cuidado com a maneira de se expressar e isso pode gerar grandes danos nas relações interpessoais e ao sucesso dos negócios.

A comunicação sem ruídos é aquela em que a transmissão é feita de forma clara e precisa, ao ponto do receptor compreender o que o emissor está querendo transmitir. Parece simples, mas é algo que requer também muita atenção, vontade de realmente a se comunicar de uma maneira mais eficaz.

O que acontece na grande maioria das vezes é um monólogo, ou seja, apenas uma pessoa fala sem deixar o outro se expressar também ou até mesmo não se preocupa se o outro está entendendo a mensagem.

Temos muitos fatores que influenciam nos ruídos da comunicação, onde a transmissão da mensagem fica extremamente prejudicada, como por exemplo, fatores comportamentais (egocentrismo, medo do que o outro irá pensar, timidez), assim como ruídos fisiológicos, psicológicos, físicos.

Ou seja, são inúmeros ruídos que podem interferir na comunicação assertiva, porém, os ruídos por questões comportamentais são, na grande maioria, os mais difíceis de serem contornados, portanto, o comportamento, mais uma vez interfere, e muito, nas competências como um todo.

Avalie, de fato, a maneira como você está se comunicando, se você está escutando o outro e se colocando de uma maneira respeitosa e leve. A comunicação é o grande elo das relações e quando existem falhas tudo fica mais difícil de ser contornado. Preste atenção!

Elementos que compõem a comunicação verbal

Érica Espessotte

Professora no curso técnico de Podologia no Senac São Paulo, Consultora particular, Professora de cursos livres para Podólogos e Palestrante na área da saúde e comportamental.

Artigos recomendados