Fone

11 971638775

E-mail

contato@professoraericaespessotte.com.br

Você sabe a diferença entre autoconfiança e autoestima? Você possui estas duas competências?

Enfim, são tantas dúvidas quando o assunto está relacionado ao comportamento humano, e nada mais válido do que estudar, entender melhor o significado de cada atitude.

E o que tem de impacto direto na nossa vida e nas nossas relações interpessoais.

Autoconfiança

A autoconfiança está muito relacionada ao quanto me sinto capaz na concretização de alguma atividade, ou seja, o quanto acredito na minha capacidade de realizar determinada tarefa.

E mesmo não dando certo, eu continuar acreditando na minha capacidade e continuar lutando para que na próxima oportunidade possa dar certo.

Autoestima

Já a autoestima está totalmente relacionada ao quanto me amo e ao quanto me sinto importante para mim mesma.

As pessoas confundem autoestima com egoísmo, egocentrismo, e não tem nenhuma relação com estas características.

A autoestima é o amor próprio, porém, sem me sentir melhor que ninguém, apenas saber que também tenho virtudes e que independente do que aconteça de negativo, devo continuar me amando e me respeitando.

Entendendo meus limites e enaltecendo minhas qualidades, sempre!

Êxito pessoal / profissional

Portanto, as duas competências são fundamentais para o êxito pessoal / profissional, porém, muitas pessoas confiam nas suas capacidades profissionais, mas falta autoestima, falta se amarem em primeiro lugar.

É necessário olharmos para dentro de nós mesmos e buscarmos as respostas para nossas dúvidas e questionamentos.

Quando nos amamos de fato, por mais que tenhamos adversidade e faz parte, sempre acreditaremos que serviu de aprendizado e teremos mais força para gostarmos de nós cada vez mais.

Resistência

A autoestima, de fato, é o que nos move, é o que nos impulsiona e o que nos faz resistir a tudo, por isso é importante resgatarmos esta autoestima.

Para nos fortalecermos e nos colocarmos em primeiro lugar, sem ego ou soberba, apenas com amor próprio e incondicional.

Érica Espessotte

Professora no curso técnico de Podologia no Senac São Paulo, Consultora particular, Professora de cursos livres para Podólogos e Palestrante na área da saúde e comportamental.

Artigos recomendados